5- Sobre Respeito

O que é Diversidade?

Diversidade é o conjunto de diferenças, visíveis e invisíveis, e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas, segundo seu gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião, nacionalidade ou deficiência.

Não há um Ser Humano igual ao outro. Somos todos diferentes, seres únicos, originais, mas iguais em direitos deveres e dignidade.

Acima de Tudo devemos lembrar que o RESPEITO NOS UNE.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Inclusão:

Refere-se a comportamentos proativos que criam um ambiente em que todas as pessoas são ativamente incluídas e tratadas de forma justa e respeitosa, com igual direitos à oportunidades e podem ser autênticas enquanto contribuem integralmente para o sucesso da organização. caso, segregamos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Equidade:

É a forma de adequar as regras com justiça, levando em consideração as diferenças para adaptação das regras. Essas diferenças podem ser físicas, morais, religiosas, ideológicas, gerações, cultural, raça entre outras

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Porque ouvimos mais sobre Gênero/ Raça / Orientação / PcD

Estes temas ganham mais ênfase e visibilidade pela forma injusta com que foram e são tradados pela nossa sociedade.

Muitas pessoas são agredidas pelo simples fato de ser. Isso mesmo, por ser mulher, pela sua orientação sexual pela ou sua cor de pele.

Quando falamos que é um problema estrutural é porque acontece desde o descobrimento.

De quem é a responsabilidade?

De todas as pessoas. Sim, não é apenas uma política ou um manual, exigirá atitude. Tem que haver uma área, equipe ou pessoa responsável que deve e atuar em parceria com todos os subsistemas da área de RH na promoção do diagnóstico e priorização das ações.

Seja qual for o objetivo, direto ou indireto o foco deve estar sempre no SER HUMANO.

Cultural Organizacional

Precisamos a partir da cultura organizacional entender como esta o foco dado as pessoas, aos direitos humanos e como isso se reflete nas ações do dia a dia (valores).

É preciso que a cultura (desejo) da empresa seja genuíno e reflita o que queremos construir. Entender qual a relação da cultura com o tema diversidade é essencial para seguirmos. E se for necessário este é o momento de rever.

Ambiente desejado

As ações devem nortear a importância de ter um ambiente mais diverso, criação de ambiente de confiança e a valorização das pessoas. Esses temas parecem simples quando escritos, mas exigirá muita curiosidade, comprometimento, conhecimento, colaboração e coragem.

Não existe um modelo pronto e certo, mas sim qual o momento da organização e como as pessoas em relação ao tema. Quais as prioridades e qual o caminho deverá ser aberto.

 Continuaremos nossa jornada no próximo artigo.

Até lá.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

INSIGHTS

Inspirações e Realizações

Newsletter

Dicas & Novidades

Cadastre-se e receba gratuitamente novidades, vídeos e podcasts do Nexialista.
Não se preocupe, não enviaremos nenhum spam.
Email
[email protected]
WhatsApp
+55 (11) 97222-6677
Skype
ricardobmota