Chegou a hora de implantar o tema em nossas empresas, e agora?
É importante ter clareza que o tema não é apenas de uma pessoa ou de uma área e que não se trata de comemorar uma data específica.
É necessário livrar-se do imediatismo, pois exigirá transformação cultural e de comportamento, isso leva tempo.
Para mudar comportamento é preciso trazer à consciência os assuntos urgentes e necessários, fazer manutenção diária e constante para assim mudar.
Cultura organizacional
Ter a real necessidade do tema na cultura é essencial para iniciar o processo. É preciso entender onde estamos e como fazemos as coisas aqui e onde queremos chegar como empresa. É importante responder alguns questionamentos:
1- Por que quero falar sobre diversidade?
2- Qual a importância para o meu negócio?
3- Como isso se relaciona com sustentabilidade?
4- Quais as principais oportunidades?
5- Quais as barreiras?
Entendendo os porque devemos mapear quais serão as atitudes de transformação e rituais de afirmação que farão parte deste processo.
O processo de mudança, como é sabido, levará tempo, não é apenas querer são as atitudes e ações constantes que mudam os nossos hábitos, por exemplo, se quero emagrecer não é apenas ler a receita, é preciso disciplina, manutenção e dedicação para transformar e chegar ao objetivo.
Assim será com a diversidade.
Não saímos de A para C sem passar pelo B, e este caminho é feito com clareza, comunicação constante e treinamento.
Depois de alinhar a cultura e o tema diversidade partimos para a ação.
De cima pra baixo
O tema tem que ser e estar priorizado pela alta liderança, tem que fazer sentido para a sustentabilidade do negócio e para a importância da empresa junto a sociedade. Só assim terá a importância e foco necessário.
Assumir compromissos públicos
Este é outro ponto que auxilia as empresas na descoberta e na jornada de implantação ao tema, pois através de selos como por exemplo, ONU MULHERES, Fórum de Empresas LGBTI+, REIS e outros, são assumidos compromissos públicos e eles apoiam a como identificar onde a empresa está e como mapear as oportunidades de onde quer chegar.
Com a análise e com a troca de empresas que já estão neste processo é possível definir as ações iniciais e os objetivos que queremos conquistar.
Treinamento e Conscientização
Conscientizar a equipe, começando pelos gestores dos reais objetivos da empresa em relação ao tema, respondendo aos porquês e os desafios como organização e compartilhar a responsabilidade será o próximo passo.
Começar por um evento de conscientização com os principais executivos, propor ações de desdobramento e metas para serem compartilhadas.
Dar visibilidade e conscientizar a todos com comunicação será passo fundamental. A comunicação, com acompanhamento da área responsável, terá papel essencial para mostrar uma nova forma de se comunicar e chamar a atenção para os temas urgentes, sempre respeitando a cultura atual e propondo ações de construção.