Ter um plano estratégico com a jornada que a empresa quer seguir e envolver as principais áreas é o próximo passo.
Desenhar a trilha e a responsabilidade de cada um no processo mostrará a maturidade e respeito pelo tema.
Grupo de aliados
Criar um grupo com os principais executivos e nomear um para ser o responsável ou a responsável será o próximo desafio.
Este grupo terá o papel de priorizar as ações que devem estar alinhas com a Cultura, Missão, propósito e futuro da empresa.
Lembrar que as ações envolverão a empresa toda e por isso exigirá esforço contínuo além dos desafios do dia a dia.
CENSO
Fazer um censo para identificar como a empresa está e percebe a cultura especialmente em relação ao tema apoiará as necessidades e no planejamento da trilha a ser definida para a jornada.
O Censo traz insights e principais prioridades na visão das pessoas, que são e devem ser, o centro das ações.
A partir dele criar grupos de afinidades e apresentar as descobertas e dar respostas do plano facilitará o entendimento e promoverá o engajamento das equipes.
Grupo de afinidades
São grupos de tem um objetivo específico, alinhado e que juntos podem priorizar quais os temas deverão receber foco para a jornada proposta. Estes grupos deve ser multifuncionais e ter pessoas diferentes com um objetivo claro. Não deve ser um espaço de reclamações, mas sim de ações. Eles devem estar alinhados com o código de ética da empresa, o objetivo em relação a cultura, o resultado do Censo e a priorização das ações.
Estes grupos devem, obrigatoriamente serem os reais promotores do desdobramento e realização das ações. Não que farão sozinhos, mas devem ter em seu DNA que precisam trabalhar em conjunto com as diferentes áreas e garantir que todo o planejado aconteça.
Existem técnicas e forma da criação destes grupos, treinamentos e preparação para que percebam a importância de suas ações para o sucesso do coletivo, é necessário saber compreender e ter técnica para que tudo aconteça como o planejado.
No próximo falaremos sobre possíveis treinamentos que podemos ter em nossa jornada de transformação para uma cultura de diversidade.
Até la.