DICAS DE FILMES COM TEMÁTICA DIVERSIDADE

LGBTI+

BOYS DONT CRY – MENINOS NÃO CHORAM

Baseado em uma história real, mostra como Teena Brandon se tornou Brandon Teena (Hilary Swank), passando a reivindicar uma identidade masculina em uma pequena cidade rural no Nebraska (EUA). Tudo ocorre dentro do esperado e Brandon passa a ter um romance e conquista muitas amizades nesse processo, até que sua identidade sexual biológica é revelada, ativando uma espiral de violência crescente na cidade.

Conceitos-chave: Identidade de Genêro, descobertas da sexualidade, relacionamento interpessoal, preconceito.

 

Me chame pelo seu nome (2017)

Conta a história de Elio, filho único de família americana com ascendência italiana e francesa, que está de férias na casa dos pais, e tem uma reviravolta em sua vida quando conhece um acadêmico que ajuda seu pai em uma pesquisa.

Conceitos-chave: Homossexualidade, descobertas da sexualidade, relacionamento familiar e interpessoal.

 

Carol (2015)

conta a história de Therese Belivet, que conhece Carol e com ela tem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.

Conceitos-chave: Orientação sexual, preconceito, homossexualidade e aceitação.

 

Clube de Compras Dallas (2013)

Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas, foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham-lhe dado apenas alguns meses de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e, procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.

Conceitos-chaves:  Estigma, AIDS, preconceito.

 

Disclosure (2020)

Documentário que conta a história de influentes da arte e do pensamento transgêneros e o impacto de Hollywood na comunidade trans.

Conceitos-chaves:  Transexual, combate a estereótipos.

 

Laerte-se (2017)

Documentário que conta a história de Laerte, que passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, Laerte teve três filhos e passou por três casamentos.

 

Conceitos-chaves:  Transexual, autobiografia.

 

Um estranho no lago (2013)

Conta a história de um frequentador de lago usado como praia nudista pela comunidade LGBTI+ e que conhece um novato e não sabe que ele é muito perigoso.

Conceitos-chave: Sigla LGBTI+, aliado.

Desobediência (2017)

Conta a história de Ronit, que após o retorno a sua cidade natal, reencontra e relembra a paixão “proibida” pela melhor amiga de infância, atualmente casada com seu primo.

Conceitos-chave: Bissexualidade, orientação sexual, aceitação, sexualidade.

Bixa Travesti (2018)

Conta a história de Linn da Quebrada, cantora transexual e sua incessante luta pela descontrução de esteriótipos de gênero, classe e raça.

Conceitos-chave: Transexualidade, travesti, homofobia, esteriótipos de gênero e intersecionalidade.

POSE

Uma série que acontece nos anos 80 e 90 e aborda temas como LGBTQ+, o mundo da cultura afro-americana e latina, os preconceitos e a forma como se apoiavam em casas compartilhadas que tinham por objetivo abrigar, orientar e dar oportunidades e dignidade a quem precisava. Aborda o HIV e como eram as vidas das pessoas nesta época. A importância dos ativistas sobre o tema e busca por arrecadar os fundos para apoiar a causa, os funerais etc. Conflitos, angústias, discussões, exclusões, relacionamentos, preconceitos, mortes e muita diversão também…. muito da realidade dos que lutavam por um mundo mais inclusivo.

 Milk: A Voz da Igualdade

Baseado em uma história real MILK traz um pouco da vida e trajetória de um ativista Gay – Harvey Milk – conhecido como o primeiro homossexual declarado a ser eleito nos Estados Unidos, isso nos anos 70. Traz de forma clara a luta diária para quebrar os preconceitos abriu caminho para os anos que seguiriam. Milk buscava direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Um episódio importante, na minha visão, é que com a ajuda de amigos e voluntários que não são necessariamente lgbti+ iniciou uma intensa batalha neste processo.

GÊNERO

Feministas: O que elas estavam pensando

O documentário dá voz para mulheres que foram retratadas pela fotógrafa Cynthia MacAdams no livro “Emergence”, publicado em 1979, que mais tarde se transformou em uma exposição chamada Feminist Portraits (1974–1977). Dialogando diretamente com outro documentário, She’s Beautiful When She’s Angry, ele aborda a segunda onda feminista em que as mulheres americanas foram às ruas nos anos 60 e 70 lutar por direitos reprodutivos, visibilidade lésbica, salários e oportunidades iguais no trabalho.

CHEGA DE FIU FIU

O documentário nacional se propõe, por meio de imagens coletadas em câmeras escondidas,acompanhar a trajetória de três mulheres distintas, mostrando como a violência de gênero é praticada constantemente em espaços públicos. Uma das perguntas que o longa faz é: “As cidades foram feitas para mulheres?”, lançando luz sob as diversas práticas de assédio sexual cometidas cotidianamente nas ruas e cidades brasileiras. Para, além disso, ele expõe a intersecção entre machismo, sexismo, racismo e transfobia que cada uma das personagens vive no cotidiano.

As Sufragistas

O longa se passa no início do século XX e conta a história do movimento sufragista na Inglaterra, abordando as questões da luta feminina pelo direito ao voto entrelaçando fatos reais com ficção de maneira bastante consistente. O enredo levanta ainda o debate sobre os direitos da mulher que até os dias de hoje estão em constante disputa no campo político e social. Levando em consideração que a história do filme se passa há mais de 100 anos, isso nos mostra que a luta por igualdade de gênero ainda permanece.

Coisa mais Linda

Série que aborda os desafios vividos pelas mulheres nos anos 50/60 e traz como pano de fundo os tempos gloriosos da bossa nova, as paisagens lindas do Rio de Janeiro e a sociedade carioca, mas o foco e a mensagem é o empoderamento feminino. A batalha por igualdade e justiça e a dificuldade em ser ‘diferente’ e muitas vezes questionar se não seria melhor apenas ser o “modelo de mulher perfeita”. Temas da década de sessenta que continuam tão atuais…. Mostra que as conquistas das mulheres nem sempre são permanentes e por isso é preciso estar sempre atentas e fortes. Há algum excesso nas cenas de nudez, ainda assim é um experimento perturbador, especialmente por perceber as diferenças entre homens e mulheres e que ainda hoje são tão atuais.

 

RACIAL

 

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

O longa conta a incrível história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA e cujas mentes estiveram por trás do lançamento do astronauta John Glenn ao espaço, uma conquista importantíssima que virou o jogo da Corrida Espacial. O trio visionário derrubou as barreiras raciais e de gênero, inspirando gerações até hoje.

 

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

Considerada a melhor narrativa já escrita sobre um dos períodos mais nebulosos da história americana, 12 anos de escravidão narra a história real de Solomon Northup, um negro livre que, atraído por uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Depois de liberto, Northup publicou o relato contundente de sua história, que se tornou um sucesso tanto como best-seller, quanto em sua versão cinematográfica.

 

HOTEL RUANDA

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

 

A COR PURPURA

No início do século 20, na Geórgia (Estados Unidos), Celie (Whoopi Goldberg), de 14 anos, é estuprada pelo pai e tem dois filhos, dos quais é forçada a se separar porque acaba sendo doada a outra família. Celie passa então a escrever cartas para amenizar sua profunda tristeza e solidão. Um profundo retrato de questões sociais e racistas que perpassam pela sociedade até os dias de hoje. O filme é considerado uma obra-prima sendo indicado em inúmeras categorias no Oscar.

 

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

A TEORIA DE TUDO

Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

 

INTOCÁVEIS

Philippe (François Cluzet), um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o apoiar nas suas atividades rotineiras. um senegalês radicado nos subúrbios de Paris, que não tem qualquer formação para o cargo, porém Driss de uma forma um tanto “errada” o faz ter prazer pela vida novamente. Baseado no livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo, Le Second Souffle, por sua vez inspirado em histórias reais.

 

 

JANELA DA ALMA

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. O escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.

 

RAIN MAN

Conta a história de Charlie Babbitt (Tom Cruise), um jovem que viaja a um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer, já que para ele o pai deixou apenas rosas premiadas e um carro. Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond (Dustin Hoffman), um irmão mais velho autista de quem nunca ouvira falar. Para garantir o dinheiro da herança, Charlie se aproxima de Raymond, disposto a brigar judicialmente pela guarda legal do irmão.

 

Tem alguma dica? Compartilha com a gente.

INSIGHTS

Inspirações e Realizações

Newsletter

Dicas & Novidades

Cadastre-se e receba gratuitamente novidades, vídeos e podcasts do Nexialista.
Não se preocupe, não enviaremos nenhum spam.
Email
[email protected]
WhatsApp
+55 (11) 97222-6677
Skype
ricardobmota